Exercíto dos Elefantes

Abraha foi um vice-rei de Sabá no Iémen, após a conquista deste território pelo reino de Axum (Etiópia).

As suas origens encontram-se cobertas pela incerteza. Segundo Procópio Abraha foi escravo de um romano, enquanto que o historiador Tabari faz dele um membro da família real axumita.

O reino axumita seguia o cristianismo e considerava-se protector dos cristãos do sul da Arábia. Quando o rei iemenita Du Nuwas iniciou uma perseguição aos cristãos, o imperador axumita Kaleb enviou uma expedição militar contra este, na qual se pensa que Abraha participou.

Abraha tornou-se sobretudo conhecido por ter organizado uma expedição militar contra a cidade de Meca (situada a norte do Iémen)Abraha queria estragar a casa de Deus e levou até lá o exercíto ,perto da cidade pediu Abdul Mutaleb avô do profeta Mohammad (que a paz estejam com eles e suas famílias) para utilizar todos os seus camelos para estragar a casa de Deus,

O Abraha disse Abdul mutaleb disse: Eu quero estragar a Kaabah você sabe quem mora lá, na Meca. O que vocês fazem lá.

O Abdul mutaleb respondeu: Eu só quero meus camelos . Eu sou o Senhor dos Camelos e essa Kaabah tem um Deus . Deus proteje a sua casa. Abdul mutaleb pegou os seus camelos e foi com todo o povo da Meca para as montanhas e a Meca ficou vazia.

Esse exercíto se preparou para entrar na Meca  e depois o céu ficou preto da cidade sagrada o exercíto olhou emcima da sua cabeça , depoia  aparece pássaros que se chamam “ababil” no nariz e suas pas tem pedras e jogaram emcima desse exercíto e todos morreram.

Contém no Alcorão essa História

105ª SURATA

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

  1. Não reparaste no que o teu Senhor fez, com os possuidores dos elefantes?
  2. Acaso, não desbaratou Ele as suas conspirações,
  3. Enviando contra eles um bando de criaturas aladas
  4. Que lhes arrojaram pedras de argila endurecida
  5. E os deixou como plantações devastadas (pelo gado)?

Aconteceu no mesmo ano em que Maomé nasceu, o chamado "Ano do Elefante" (em árabe, Am al-Fil, numa alusão aos elefantes usados), que se julga corresponder a 570.

O seu domínio terminou em 575 quando os Sassânidas conquistaram o reino sabeu.